Pular para o conteúdo principal

Confira dicas e cuidados que você deve tomar em relação às lentes de contato


Consultar um oftalmologista é o primeiro passo; se você for "candidato" a usar lentes, fique atento às condições de uso

Casos de infecções de córnea causadas por uso inadequado de lentes de contato têm preocupado a equipe de oftalmologistas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Se o comum era haver um caso a cada três anos, só em 2014 quatro pacientes precisaram de transplante de córnea por este motivo. Confira algumas dicas e cuidados em relação ao uso de lentes:

Quem não pode usar

Pessoas que tenham olhos secos, apresentem alergias oculares ou alterações na pálpebra e/ou na córnea. Quem trabalha em ambientes muito poluídos, como na construção civil, também deve evitar - já que os resíduos aumentam a possibilidade de contaminação.

Durante exame oftalmológico, o médico dirá se você é um "candidato" a usar lentes de contato, isto é, se você não apresenta nenhuma contraindicação.


Alertas


- Jamais lavar as lentes com água da torneira, pois ela possui protozoários como a acantameba que podem causar infecções no olho e até cegueira.

- Cada tipo de lente (gelatinosa ou rígida) exige uma solução de limpeza específica. É preciso atentar a isto. O oftalmologista irá indicar qual o melhor produto.



- Com água, sabão e escova de dentes, tenha o costume de higienizar o estojinho das lentes de contato. Não esqueça de secar bem.




- Preste atenção se as lentes são descartáveis. Se sim, é primordial respeitar o prazo de validade.




- Não durma de lentes de contato. Quando as pálpebras estão fechadas, a córnea fica menos oxigenada, o que pode ocasionar problemas.



- Não tomar banho com as lentes, nem de piscina, nem de chuveiro. A água pode apresentar impurezas que vão contaminar sua lente, além de machucar seu olho (caso o xampu entre, por exemplo).

- Se o olho apresentar qualquer sinal de irritação, não force o uso de lentes de contato: opte pelos óculos. O ideal é alternar o uso dos dois. Quando estiver em casa, dê uma folga aos seus olhos e use apenas o óculos.

Doenças decorrentes do mau uso

- Ceratite infecciosa (inflamação da córnea)
- Úlcera de córnea
- Catarata
- Conjuntivite
- Cegueira

Principais sintomas

- Visão embaçada
- Vermelhidão
- Coceira
- Lacrimejamento
- Ardor
- Secreção

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como converter receita de óculos para lentes de contato

Quem nunca quis abrir mão do óculos de grau para as lentes de contato? Pois é, mas converter a receita de óculos de grau para as lentes não é tão simples assim. Aliás, muitos sites disponibilizam uma forma de converter receita de óculos para lentes de contato, mas a  prescrição desses dois são bem diferentes . Nesse artigo, nós vamos te ajudar a converter a sua receita de óculos para uma receita de lentes de contato. Afinal, nós sempre queremos te ajudar e, dessa forma, você não sofre mais com isso. Vamos conferir? Receita de óculos é diferente de receita de lente de contato Antes de você entender a nossa tabela de conversão, você precisa entender o básico das duas receitas.  Nas duas receitas existem a  coluna Esférico  ou abreviado em ESF/SPH. Ali é onde se define o seu grau para miopia ou hipermetropia. Se o  sinal for positivo (+) , significa que você tem  hipermetropia . Já se o  sinal for negativo (-) , que você tem  miopia .  Quando o oftalmologista prescreve uma receita, ele es

Tipos e materiais de lentes de contato

  Lentes de contato são uma excelente opção para quase todas as pessoas que precisam de correção visual e não desejam usar   óculos   o tempo todo ou passar por  cirurgia . Estes são os fundamentos que você deve saber sobre lentes de contato  antes de consultar seu oftalmologista (se você estiver interessado em usá-las). Materiais de lentes de contato A primeira escolha ao considerar lentes de contato é qual material é mais adequado para suas necessidades. Existem cinco tipos de lentes de contato, com base no tipo de material do qual são feitas: Lentes gelatinosas Lentes de contato gelatinosas  são feitas de um tipo de plástico que contém água na sua composição e tem o aspecto parecido com o de um gel, chamado hidrogel. Essas lentes são muito finas e flexíveis e se adaptam à superfície frontal do seu olho. Lentes de silicone hidrogel Lentes de silicone hidrogel são feitas de um tipo avançado de material de lentes gelatinosas (hidrogel + silicone) que permitem que o oxigênio atravesse a

Qual a validade do líquido para lentes de contato?

Independentemente de ser uma  solução única , salina ou de peróxido, o líquido tem uma data de validade. A utilização de soluções para lentes de contato após a data de validade pode ser perigosa, uma vez que as lentes de contato podem ficar contaminadas e levar a um acúmulo de bactérias ou mesmo a uma infeção ocular. Pode verificar a validade do seu líquido de manutenção das lentes de contato na embalagem, assim que abrir a solução. As lentes de contato depois de ser retiradas devem ser armazenadas num estojo de lentes de contato com uma solução nova. A utilização de uma solução de limpeza e armazenamento ajuda a eliminar qualquer resíduo das lentes de contato bem como a condicionar as lentes de contato para um maior conforto, evitando irritações oculares. Conheça as soluções para lentes de contato que poderá utilizar: Soluções únicas:  utilizadas para a desinfeção, limpeza e manutenção das lentes de contato; Soluções com peróxido:  são um complemento à desinfeção, limpeza e manutenção