Pular para o conteúdo principal

O que é e quais as diferenças entre miopia e astigmatismo?



Erros de refração causados por distorções na córnea, a miopia e o astigmatismo podem ocorrer isoladamente ou juntos. Saiba mais sobre cada um deles e suas diferenças.


O que é miopia?

A miopia ocorre quando os olhos são mais longos do que o normal, fazendo com que as imagens se formem antes da retina e dificultando a visão para objetos localizados a longa distância. Hereditária, a condição costuma evoluir até os 25 anos, idade na qual pode se estabilizar, sendo passível de cirurgias corretoras.

Além da dificuldade em enxergar de longe, pessoas míopes costumam apertar os olhos para tentar ajustar o foco dos olhos e sentir muita dor de cabeça, precisando da ajuda de óculos ou lentes de contato para corrigir o erro de refração e garantir boa qualidade de visão.


O que é astigmatismo?

Patologia que causa irregularidades no formato da córnea, fazendo com que tanto a visão de perto quanto a de longe fiquem embaçadas. Graças a essas irregularidades, a luz faz um caminho distorcido no olho e se direciona para mais de um ponto focal, dificultando o foco das imagens, principalmente em ambientes pouco iluminados. Assim como míopes, pessoas com astigmatismo também podem usar lentes de contato e óculos para corrigir a visão.


E qual a diferença entre miopia e astigmatismo?

A principal diferença entre as duas patologias é que, na miopia há principalmente a dificuldade em enxergar de longe, enquanto a visão de perto não apresenta dificuldades. No astigmatismo, a visão fica embaçada e difícil independentemente da distância dos objetos.

As lentes utilizadas para a correção também são diferentes. Na miopia, são usadas lentes divergentes mais espessas na borda do que no centro, que fazem com que a distância focal mude, incidindo exatamente sobre a retina. As de astigmatismo, por sua vez, são lentes cilíndricas ou tóricas que dependem não apenas da distância focal mas também do eixo para corrigirem a visão.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como converter receita de óculos para lentes de contato

Quem nunca quis abrir mão do óculos de grau para as lentes de contato? Pois é, mas converter a receita de óculos de grau para as lentes não é tão simples assim. Aliás, muitos sites disponibilizam uma forma de converter receita de óculos para lentes de contato, mas a  prescrição desses dois são bem diferentes . Nesse artigo, nós vamos te ajudar a converter a sua receita de óculos para uma receita de lentes de contato. Afinal, nós sempre queremos te ajudar e, dessa forma, você não sofre mais com isso. Vamos conferir? Receita de óculos é diferente de receita de lente de contato Antes de você entender a nossa tabela de conversão, você precisa entender o básico das duas receitas.  Nas duas receitas existem a  coluna Esférico  ou abreviado em ESF/SPH. Ali é onde se define o seu grau para miopia ou hipermetropia. Se o  sinal for positivo (+) , significa que você tem  hipermetropia . Já se o  sinal for negativo (-) , que você tem  miopia .  Quando o ...

Tipos e materiais de lentes de contato

  Lentes de contato são uma excelente opção para quase todas as pessoas que precisam de correção visual e não desejam usar   óculos   o tempo todo ou passar por  cirurgia . Estes são os fundamentos que você deve saber sobre lentes de contato  antes de consultar seu oftalmologista (se você estiver interessado em usá-las). Materiais de lentes de contato A primeira escolha ao considerar lentes de contato é qual material é mais adequado para suas necessidades. Existem cinco tipos de lentes de contato, com base no tipo de material do qual são feitas: Lentes gelatinosas Lentes de contato gelatinosas  são feitas de um tipo de plástico que contém água na sua composição e tem o aspecto parecido com o de um gel, chamado hidrogel. Essas lentes são muito finas e flexíveis e se adaptam à superfície frontal do seu olho. Lentes de silicone hidrogel Lentes de silicone hidrogel são feitas de um tipo avançado de material de lentes gelatinosas (hidrogel + silic...

Qual a validade do líquido para lentes de contato?

Independentemente de ser uma  solução única , salina ou de peróxido, o líquido tem uma data de validade. A utilização de soluções para lentes de contato após a data de validade pode ser perigosa, uma vez que as lentes de contato podem ficar contaminadas e levar a um acúmulo de bactérias ou mesmo a uma infeção ocular. Pode verificar a validade do seu líquido de manutenção das lentes de contato na embalagem, assim que abrir a solução. As lentes de contato depois de ser retiradas devem ser armazenadas num estojo de lentes de contato com uma solução nova. A utilização de uma solução de limpeza e armazenamento ajuda a eliminar qualquer resíduo das lentes de contato bem como a condicionar as lentes de contato para um maior conforto, evitando irritações oculares. Conheça as soluções para lentes de contato que poderá utilizar: Soluções únicas:  utilizadas para a desinfeção, limpeza e manutenção das lentes de contato; Soluções com peróxido:  são um complemento à des...