O astigmatismo é um dos problemas oculares mais frequentes e é caracterizado por causar visão turva. Como tende a aparecer em qualquer idade é importante identificá-lo cedo. Por esse motivo, um teste de astigmatismo é extremamente útil.
Como sei se tenho astigmatismo?
Antes de fazer o teste de astigmatismo, deve identificar o sintoma mais óbvio, isto é, se tem dificuldades em focar objetos à distância. Este sintoma pode trazer dificuldades na realização de várias atividades diárias.
Por sua vez, a visão turva pode ser acompanhada de dores de cabeça e, em alguns casos, fadiga. Se suspeitar que tem astigmatismo, a melhor opção é fazer um exame oftalmológico. Normalmente, há uma variedade de testes que fornecem resultados precisos, mesmo antes de serem vistos por um especialista.
O que causa o astigmatismo?
É importante notar que o astigmatismo é um erro refrativo originado na superfície do olho. Ou seja, quando a lente ou a córnea não tem uma forma redonda, mas sim oval.
Assim, a mudança na superfície do olho causa uma distorção da visão, pois a luz que entra no olho é distorcida, fazendo com que a retina não se concentre de forma adequada, originando visão embaçada.
Tipos de astigmatismo
Da mesma forma, é importante notar que existem dois tipos de astigmatismo. O primeiro é o astigmatismo regular, que é definido por uma curva na córnea, sendo esta mais curva numa direção do que na outra.
Por outro lado, o segundo tipo corresponde ao astigmatismo irregular, que, diferentemente do anterior, é raro. Este é caracterizado por uma curvatura não homogênea na córnea.
Neste último caso é provável que o astigmatismo tenha sido causado por uma lesão ocular grave e podem ser necessárias lentes especiais para correção.
Teste do círculo temporal
Este teste consiste em visualizar um gráfico semelhante ao círculo das horas que deve estar localizado a uma certa distância, por exemplo, um metro.
Quando estiver pronto, cubra um olho e fixe o olhar na figura.
Posteriormente, cubra o outro olho e repita o procedimento.
Se após este exercício conseguiu visualizar todas as linhas com a mesma clareza, isso significa que não tem astigmatismo. Mas, por outro lado, se visualizou umas linhas mais espessas do que outras, provavelmente tem algum tipo de astigmatismo.
De fato, este teste determina que, quanto maior o grau de astigmatismo, maior a dificuldade em visualizar as restante linhas. Nesse caso, a melhor opção é visitar o oftalmologista para obter um diagnóstico oftalmológico.
Teste de astigmatismo
Depois de realizar o teste e suspeitar que tem astigmatismo, o próximo passo é fazer um teste clínico com um especialista. O oftalmologista fará um estudo ao seu histórico médico e, após a realização de um exame oftalmológico completo, irá indicar o diagnóstico.
Quanto ao exame oftalmológico, trata-se de estudar a refração do olho. Isto é, procura-se determinar qual a resposta dos olhos à luz. Não se preocupe se notar que o especialista está usando diversos instrumentos. É, até, provável que solicite que você olhe através de várias lentes.
Lembre-se de que não se está somente a procurar identificar o tipo de astigmatismo. O teste irá também permitir que obtenha a prescrição adequada para corrigir a visão, uma vez que, os tratamentos mais comuns são o uso de lentes de contato ou óculos graduados.
Lentes tóricas
Estas lentes foram projetadas especialmente para corrigir problemas oculares originários da curvatura do olho. Portanto, são totalmente ideais para pacientes com astigmatismo, uma vez que este é o motivo deste erro ocular.
Assim, as lentes tóricas adaptam-se à curvatura específica de cada olho e às necessidades de cada pessoa, sendo, por esse motivo, uma das alternativas mais usadas.
De fato, os especialistas recomendam lentes tóricas para compensar as diferenças individuais em cada olho, permitindo as mesmas que a luz possa ser perfeitamente focada na retina.
Lentes de astigmatismo
O principal dilema para pacientes com astigmatismo é saber se deve usar lentes de contato ou óculos, uma vez que estes métodos são totalmente diferentes. Portanto, para determinar a opção mais adequada, é apropriado conhecer a vantagem em cada alternativa.
Por um lado, os óculos são a solução mais convencional para erros na refração. Estes até criam um ícone no estilo de cada pessoa. Os especialistas recomendam os óculos como a solução mais simples, pois as complicações são mínimas.
No entanto, as lentes de contato garantem uma correção completa do campo visual. Porém, exigem algumas medidas de manutenção e higiene, porque de outra forma podem desencadear outros problemas visuais.
Grande parte dessa decisão irá depender do estilo de vida e conforto para o paciente. No entanto, é necessário considerar as recomendações do especialista, uma vez que este profissional irá fornecer uma opinião documentada sobre o tratamento ideal.
Cirurgia refrativa para astigmatismo
A cirurgia refrativa é uma solução eficaz para corrigir o astigmatismo, principalmente nos casos mais complexos. Este procedimento consiste em corrigir a curva da córnea com a ajuda de um laser. Mas, antes, o especialista deve confirmar que o paciente é apto para este método.
A boa notícia é que existem diferentes tipos de cirurgias, adaptadas às necessidades específicas da pessoa. Entre as quais podemos citar:
- Cirurgia Refrativa por laser (LASIK).
- Ceratectomia Subepitelial assistida por laser (LASEK).
- Cirurgia Ceratorrefrativa (PKR).
- Epi-Lasik.
- Remoção de pequenas lentes de incisão (SMILE).
Se, depois de fazer o teste de astigmatismo, receber o resultado e, se se tratar de um caso complexo, a cirurgia pode ser a melhor opção, mas tal só será definido pelo médico oftalmologista.
Comentários
Postar um comentário