Tique nervoso no olho: O que é e quais as causas
O tique do olho, ou tremor dos olhos, pode ser percebido por terceiros.
No entanto, também pode não ser perceptível mas inclui outros sintomas, como visão turva e sensibilidade à luz.
Os casos em que o tique é leve e imperceptível aos outros, afetam certas fibras musculares orbiculares encontradas na pálpebra, que é conhecido como "fasciculação palpebral".
Mesmo assim, o tique nervoso no olho é muito comum e ocorre na maioria das vezes na pálpebra inferior do órgão ocular.
No entanto, isso não significa que não ocorra na pálpebra superior.
Tique nos olhos: uma anomalia comum e irritante
Embora o tique nas pálpebras seja uma anomalia frequente, continua a ser uma situação irritante e perturbadora. Alguns tiques podem permanecer vários dias, semanas ou meses.
Note-se que, embora a duração do tique ocular seja geralmente de alguns segundos, eles podem manifestar-se várias vezes ao dia.
Se isso acontecer, é importante que você considere que algo na sua vida pode estar a causar esse problema.
Se os tiques oculares ocorrerem constantemente, precisará melhorar os aspetos de sua vida que causam essa anomalia, será necessário identificar primeiro as causas.
Se você sofre de um tique nervoso nos olhos regularmente por um longo período de tempo, o ideal é procurar um oftalmologista para descartar a existência de alguma doença ocular subjacente.
Causas de tiques nos olhos
Antes de pensar numa solução para eliminar os tiques nervosos nos olhos (os especialistas chamam-lhe "mioquimia"), devemos identificar as causas que a originam.
As causas mais comuns para contrações do músculo orbicular ao redor da pálpebra são:
Cansaço
Essa é uma das causas mais comuns. A falta de sono é o fator número um responsável por tiques nas pálpebras. O melhor remédio nesse caso é cumprir as horas adequadas de sono.
Em caso de insónia severa, ansiedade ou stresse, consulte o seu médico, que determinará se é necessário prescrever qualquer medicamento eficaz para adormecer.
Álcool e cafeína
Ambos são substâncias viciantes; No entanto, alguns estudos demonstraram que a cafeína e o álcool aumentam as chances de gerar alguns tiques nervosos nos olhos.
A cafeína é uma bebida energética, seja em refrigerantes, café ou chá, portanto, evite o consumo regular o máximo possível. O mesmo é válido para bebidas alcoólicas.
Stresse
Diante do stress, o corpo age de maneiras diferentes, o tique nas pálpebras é um alarme comum que pode indicar que estamos sob pressão. Alguns hábitos que podem ajudar a reduzir o stress são realizar rotinas de relaxamento, dormir bem, ter uma dieta equilibrada e exercitar-se bastante.
Vista cansada
Ela manifesta-se quando usamos constantemente equipamentos eletrónicos e durante muitas horas ou quando forçamos os nossos olhos no escuro.
O tique causado pela fadiga ocular mostra que o órgão do olho está sob muita pressão.
Olhos secos
Esse problema é exacerbado com a idade, pela exposição a altas temperaturas ou ventos fortes, pela exposição constante à luz que emana da tela do computador ou pelo simples uso de lentes de contacto.
Nesses casos, os tiques nervosos também estão associados à fadiga ou ao stress. Se você costuma ter olhos secos, procure um oftalmologista rapidamente.
Alergias e má alimentação
Esses são dois fatores comuns que causam tiques nervosos nos olhos.
As pessoas que sofrem de alergias tendem a ter olhos lacrimejantes ou secos, inchaço, vermelhidão e comichão, por isso tendem a esfregá-los.
Ao fazer isso, o órgão libera histaminas, que são direcionadas para as pálpebras e lágrimas, que causam tiques nos olhos. Para impedir a liberação de histaminas, o tratamento mais apropriado são as gotas anti-histamínicas.
Deve-se notar que um dos efeitos colaterais desse tipo de colírio é aumentar a secura ocular.
Portanto, antes de começar a usar este medicamento, consulte todos os detalhes com um especialista apropriado.
Má alimentação e desequilíbrios nutricionais também geram essa anormalidade nas pálpebras, por isso é aconselhável comer uma dieta rica em magnésio e outras vitaminas.
Considerações gerais
Na maioria dos casos, o tique nas pálpebras desaparece sozinho.
No entanto, para manter a sua saúde:
- Cumpra as horas de sono adequadas
- Evite qualquer situação de stress
- Diminua o consumo de álcool e cafeína
- Deixe a vista descansar regularmente
- Lubrifique os olhos e cuide da sua alimentação
Todas são estratégias eficientes para reduzir as chances dessa anormalidade ocorrer no músculo palpebral, embora às vezes apareça sem aviso.
Homens e mulheres são suscetíveis a tiques nervosos nos olhos. Geralmente ocorre numa das pálpebras, direita ou esquerda.
No entanto, existe uma peculiaridade que faz com que o tique ocular se manifeste simultaneamente nas duas pálpebras, com intensidade leve ou alta.
Tique em cada pálpebra
O tique nas pálpebras afeta poucas fibras ou tecidos musculares, quando é leve. No entanto, quando o tique é mostrado em todo o músculo orbicular, ele será chamado de "blefaroespasmo" e já é perceptível a terceiros devido ao movimento palpebral abruptamente.
Ele manifesta-se num olho ou em outro e não está relacionado com uma causa específica, portanto, apenas esse sintoma não é suficiente para prescrever o melhor tratamento.
Para isso, é importante procurar o especialista em oftalmologia, que será responsável pela realização dos estudos e testes relevantes para determinar o motivo do aparecimento de tiques no olho esquerdo ou direito.
Consequentemente, o aparecimento de tiques em qualquer pálpebra é indiferente, o ideal é procurar as respostas na respetiva consulta e iniciar o tratamento.
Noções básicas
Mesmo quando os tremores nas pálpebras (aqueles que não são regulares) desaparecem sem a intervenção de um oftalmologista, isso só ocorrerá se a pessoa começar a melhorar seus hábitos diários.
No entanto, deve-se notar que, enquanto isso não acontecer, os tremores continuarão a ocorrer constantemente. Eles até aumentam o seu nível, criando um maior desconforto para a pessoa que está sofrer com isso.
Existem casos raros em que o tique ocular causa um impacto negativo nos outros músculos próximos à pálpebra. Isso causa desconforto total ou parcial no rosto.
Quando esses casos ocorrem, medidas extremas devem ser aplicadas, pelo oftalmologista.
Em algumas circunstâncias, até injeções de botox são dadas, já que essa substância ajuda a prevenir contrações musculares faciais, impedindo a manifestação de tiques irritantes.
Tratamentos Tic
O primeiro passo no tratamento do tique nervoso no olho é conhecer as suas causas.
Uma vez identificado, o especialista prescreverá o tratamento indicado. Normalmente, eles recomendam as seguintes soluções:
- Em caso de fadiga, fadiga física ou psicológica, o ideal é cumprir as oito horas básicas de sono.
- Realize exercícios físicos, sendo o yoga uma das melhores opções.
- Também é necessário limpar a mente do stress: praticar atividades familiares, ouvir música clássica e caminhar são alternativas para diminuir a fadiga e o stress.
- Diminuir o consumo de álcool, cafeína, bebidas energéticas, tabaco e gordura saturada. Melhorar a dieta, aumentar o consumo de vegetais, frutas, carnes brancas e vermelhas, também aumentar o consumo de alimentos ricos em magnésio.
- Evite olhos secos. Para isso, o uso de lágrimas artificiais ou gotas de lubrificante de livre comércio é uma solução prática, pois mantém a hidratação adequada e, na maioria das vezes, a baixo custo.
Gravidade dos tiques
Quando deve preocupar-se com o tique nas pálpebras? Em que situação você deve procurar o oftalmologista?
A visita ao especialista é necessária quando:
- Tremores na pálpebra duram mais de uma semana.
- A pálpebra tende a fechar involuntariamente após cada distúrbio de tique.
- O olho começa a ficar vermelho, está inchado e a secreção e coceira são constantes.
- Se os tremores palpebrais resultarem em outros sintomas, como visão turva.
Comentários
Postar um comentário